Texto Inicial

Ao ligar seu computador, você deve estar preparado para o mundo cheio de informações, um mundo muito vasto, o que para alguns pode ser um pouco complexo, mas este mundo não é um bicho de sete cabeças, então através deste blog vamos ver algumas dicas do Dr TI.

Mas cuidado, como se trata de descobrir algo novo, podemos encontrar algumas armadilhas, que com um pouco de cuidado podemos contorná-las e descobrir uma infinidades de descobertas.

Seja um explorador neste mundo virtual.

Dr TI



14 de julho de 2011

Filhos na Internet

Nos dias de hoje, as crianças passam mais tempo no computador e especialistas dizem que os pais devem ficar mais atentos e conhecer a vida virtual dos pequenos, desta forma, prevenindo-os contra as armadilhas da rede.

Foi-se o tempo em que os pais se aborreciam atentando-se afastar os filhos da televisão nas férias.

Na era dos computadores, o problema agora é proteger a garotada contra crimes virtuais e orientá-los a usar a internet de forma segura.

“Não é só o risco de pedofilia que assusta. Outros crimes também merecem atenção, como cyberbulyng ou manifestações racistas”.

Saber quem são os amigos virtuais dos filhos, conhecerem os sites que eles acessam e acompanhar o que fazem quanto estão conectados é atitudes imprescindíveis para conseguir afastá-los dos perigos que a rede apresenta.


Intromissão

Alguns pais, no entanto, sentem medo de parecerem intrometidos ou autoritários quando tentam conhecer os hábitos dos filhos na internet.

Mas, participar da vida dos filhos não tem nada a ver com intromissão.
“Importante é abrir espaço para o diálogo. Explicar os motivos antes de proibir qualquer coisa. Quando a criança ou adolescente tem confiança nos pais, fica mais fácil orientar e corrigir erros na educação da garotada”.

Os pais devem ficar atentos, pois são eles que vão responder na justiça se os filhos desrespeitarem a lei. “Publicar frases preconceituosas ou difamar amigos ou professores nas redes sociais, por exemplo, pode ter sérias conseqüências criminais”.

Por isso, quando os filhos estiverem em casa navegando na internet, nada de achar que eles estão totalmente seguros. A rede é uma ferramenta valiosa, mas que tem seu lado negativo.

“A dica é usar a internet junto com os filhos. Criar um perfil em uma rede social, por exemplo, pode se ruma ótima idéia. Desta forma, a aproximação com a criança acontece de maneira natural. Pedir ao filho para ensinar a usar a rede social também abre espaço para o diálogo”.

Usar as redes sociais e o Msn junto com o seus filhos é a melhor maneira de saber se ele estão usando a rede de forma segura.


Dicas para os pais

1º - Colocar o PC em um ponto comum de passagem, onde o monitor esteja facilmente visível. Ele nunca deve ser colocado no quarto das crianças.

2º - Fazer um acordo com os filhos sobre o uso da internet, para estabelecer regras e criar responsabilidades.

3º - Usar ferramentas de controle parental.

4º - Mostrar interesse nas atividades das crianças na internet.

5º Dar exemplo, cuidando de todo o conteúdo que é consumido nos meios de comunicação por toda a família (televisão, rádio, internet, revistas, livros).


Segurança

Conhecer alguns programas pode ajudar a proteger as crianças contra conteúdos impróprios na internet, segue algumas dicas:

KidStarter – com o programa é possível criar uma conta principal, a partir da qual são definidas as páginas que cada criança pode acessar, com o limite de inclusão de até cinco perfis.

Piggyback – o programa monitora as atividades das crianças nos jogos nas redes sociais. O software mostra uma lista com as atividades recentes dos pequenos. É ótimo para evitar que eles acessem jogos violentos ou com conteúdo impróprio.

Kido’s – o software define o conteúdo que pode ser acessado. A interface do programa é colorida e ideal para prender a atenção das crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário